quarta-feira, 24 de abril de 2019

Síndrome do Túnel do Carpo: Quando operar?

Muitos pacientes se questionam se devem ser submetidos a cirurgia para descompressão do nervo mediano no punho, quando são diagnosticados com a Síndrome do Túnel do Carpo. Principalmente quando se tem relatos de pacientes que operaram e não melhoraram.

Os alicerces  de um bom resultado cirúrgico envolvem um diagnóstico preciso, compatível com a queixa do paciente, documentado com exames complementares, e uma técnica cirúrgica adequada.

Queixas que fogem do padrão de dormência, formigamento, perda de força ou presteza na mão, piora dos sintomas a noite ou após atividades, sugerem outro diagnóstico ou associação com outras enfermidades. Afastar tendinopatias, radiculopatias, fibromialgia ou dores miofasciais que não irão melhorar com a cirurgia de descompressão do nervo mediano.

Pacientes com grau leve de neuropatia costumam melhorar sem cirurgia, principalmente em períodos de pouca atividade com as mãos. Investigar causas sistêmicas comuns como hipotireoidismo, diabetes mellitus, artrite reumatóide. Gestantes após resolução da gravidez costumam ficar sem sintomas.

Grau moderado de neuropatia (com comprometimento desmielinizante de condução motora) costuma ter os melhores resultados. Há a associação entre muita sintomatologia e excelente viabilidade de plena recuperação do nervo.

Grau acentuado ou grave, quando já tem sinais clínicos de atrofia muscular na região tenar da mão, os resultados vão depender muito do tempo de compressão, achados neurofisiológicos na eletroneuromiografia e ao depender, de exames de imagem do nervo.